Aromaterapia

16 de junho de 2017| Mariana Zortea

A aromaterapia concentra-se nos efeitos em que cada aroma encontrado na natureza pode gerar em uma pessoa, influenciando as sensações, criando climas específicos e promovendo a saúde. Isso mesmo: saúde! A aromaterapia é  um antigo recurso já aplicado há milhares de anos na medicina chinesa, egípcia, grega, dentre outras, conforme textos históricos documentados sobre os benefícios do uso terapêutico de óleos aromáticos.

Acredita-se que a técnica tenha sido trazida para as Américas alguns séculos depois, devido a necessidade de antibacterianos e microbianos na cura e prevenção de doenças. Durante os últimos anos os conhecimentos das propriedades da aromaterapia cresceram muito e se voltaram também para os benefícios psicológicos e sensoriais que as essências podem trazer.

Vamos a alguns exemplos?

Alecrim: Erva da juventude eterna, da amizade e da alegria de viver. Traz segurança, coragem e ajuda a concentração.

Canela: Atrai prosperidade e ganhos financeiros. Símbolo da transformação, representa a força vital, gerando coragem e entusiasmo.

Capim-Limão: Proporciona a sensação de tranquilidade e de frescor. Estimula o espírito criativo e a autoconfiança, clareando o mundo mental.

Flor de algodão: Sensual e requintada, atrai força e energia, além de proporcionar uma sensação de romantismo ao ambiente.

Flor de cerejeira: Remete à combinação de sutileza com doçura, fazendo a alma suspirar! Representa a renovação, abre os sentidos e marca os melhores momentos.

Flor de laranjeira: Estimula harmonia, carinho, alegria e felicidade. Proporciona alívio em casos de tensão e de preocupação.

Lavanda: Universalmente significa pureza, longevidade e felicidade. Traz equilíbrio no amor e inspira bons sentimentos.

Amadeirados: Aumenta a confiança, a determinação e é ideal para alcançar os objetivos. Ameniza os sentimentos de apreensão e preocupação excessiva trazendo paz interior.

Agora, com mais conhecimento, é hora de incluir o aroma como um aliado para o bem-estar de todos.